CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO - COMTUR

Sua criação se deu pela Lei n° 1.939, de 04 de julho de 2000 sendo alterado pela Lei n° 6.031, de 08 de novembro de 2022.

Está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e tem caráter consultivo, normativo e deliberativo sendo entidade de assessoramento e fiscalização com o objetivo de promover e garantir o aprimoramento das diretrizes de desenvolvimento concernentes à implantação da política municipal de turismo.

É voltado exclusivamente à elaboração de propostas de planejamento turístico imediato, a curto, médio e longo prazos no Município de Pato Branco.

O COMTUR é responsável por deliberar sobre a gestão do Fundo Municipal de Turismo de Pato Branco instituído pela Lei Nº 6.056, de 1º de dezembro de 2022 com o objetivo de captar recursos e gerar receitas para o desenvolvimento e a implantação de programas e projetos que visem à melhoria da infraestrutura e a promoção do turismo municipal.

A seguir, o Decreto Nº 9.443, de 18 de janeiro de 2022 com a nomeação dos membros do COMTUR para o ano de 2023, assim como o Regimento Interno orientando seu funcionamento:

CONSELHEIROS

Veja a seguir a lista dos Conselheiros de Turismo de Pato Branco no ano de 2023:

SETOR INSTITUIÇÃO T/S NOME
PODER PÚBLICO 1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico T Suzana Baggio
S Marcos Colla
2. Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação T Katia Bertol
S Silvia Scariotto
3. Secretaria Municipal de Educação e Cultura T Jean Venancio
S Simone Dalfovo
4. Secretaria Municipal de Esporte e Lazer T Flávio Krassota
S Alexandre Zoche
5. Secretaria Municipal de Meio Ambiente T Matheus Eduardo Heberle
S Raiana Ralita Ruaro
6. Secretaria Municipal de Agricultura T Marcos Auache
S Vanessa Zanon
7. Secretaria Municipal de Planejamento Urbano T Isabel Consolli
S Gilmar Tumelero
ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES DE APOIO E FOMENTO 8. IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social T Lilian Dal Bello
S Ronaldo Felipe Ferreira
9. UNIMATER – Centro Universitário Mater Dei T Anery Junior Baggio
S Fabio Cantu
10. UNIDEP – Centro Universitário de Pato Branco T Alaxendro Dal Piva
S Jaqueline Bernardi Ferreira
11. UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná T Norma Brambilla
S André Bugnara Soares
12. SEBRAE-PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná T Jaquelliny Andria
S Cesar Colini Gonçalves
13. SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial T Vanderlei Correia de Lima
S Veridiana Zaror Bueno
14. SESC – Serviço Social do Comércio T Cledi Nottar
S Lucas da Silva de Lima
15. NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná T Alessandro Graczyk Moraes
S Cleverson Brandelero
16. SETH – Sindindicato dos Empregados em Turismo Hospitalidade de Pato Branco T Joelcio Pires da Silva
S Adolir Juliano Dalazane
17. Representante das Cooperativas de Pato Branco T Paulo Fergutz
S Silvana de Fátima Flores
INICIATIVA PRIVADA E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA 18. SHBRS – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do PR – Gastronomia T Kauê Cichoki
S Claudia Natalina de Oliveira
19. SHBRS – Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do PR – Hospedagem T Leonardo Camozzatto
S Edi Regina Machado
20. Associação dos Artesãos de Pato Branco T Naodieli Regina Bach
S Jean Carlo Ferrari dos Santos
21. Sociedade Rural de Pato Branco T – sem indicação –
S – sem indicação –
22. SINDICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio de Pato Branco T Valdecir Francisco Demezuk
S Neuri Nilo Garbin
23. Representante Agências de Viagem T Izabelle Ribas Amadori
S Camila Herter
24. ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco T Alexandre Rech
S Guilherme Fiorentin
25. NEVE – Núcleo de Eventos de Pato Branco T Eva Marchesi
S Carina Pellegrini
26. NCPB – Núcleo Cervejeiro de Pato Branco T Marcio Zanella
S Rafael Ruaro
27. Representante Locais de Evento de Pato Branco T Graciele Gabaldo
S Euclair Maria Tonus
28. Representante Taxistas T Ronaldo Refinski
S Marcelo Oltramari
29. Representante Motoristas de Aplicativo de Transporte T Juliano Czarnobai
S Volmir do Pilar
30. Representante Associações Esportivas e Recreativas T Fernando Fiorentin
S Katiane Zanin
31. Representante Associações Esportivas e Recreativas T Vinícius Dall Igna
S Taize Parcianello
32. CTG – Centro de Tradições Gaúchas T Edson Getten
S Ildo Luiz Borsatti

ATAS

Veja a seguir as Atas das Reuniões do COMTUR conforme data de realização:

PUBLICAÇÕES DIVERSAS

Pato Branco DTI

Em 2022, Pato Branco iniciou sua trajetória rumo à consolidação do Ecossistema Destino Turístico Inteligente. O processo foi provocado pelo SEBRAE-PR e contou com o apoio da Prefeitura de Pato Branco e Conselho Municipal de Turismo. A seguir encontra-se o Boletim Informativo Pato Branco Destino Turístico Inteligente o qual expressa:

  • a vocação turística local nos segmentos de turismo de negócios e eventos, turismo corporativo, turismo de esportes e turismo de eventos com os principais indicadores, números e peculiaridades do destino
  • o perfil do turista e do visitante de Pato Branco elaborado com base no MasterPlan Paraná Turístico 2026 alinhado às diretrizes do Conselho Estadual de Turismo e Paraná Turismo
  • informações resumidas sobre a organização municipal do turismo em 2023 incluindo dados sobre o Órgão Oficial de Turismo sendo a Divisão de Desenvolvimento e Turismo vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Política Municipal de Turismo e ainda quanto ao Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo
  • a trajetória de Pato Branco em busca de se tornar Destino Turístico Inteligente
  • os indicadores do Destino Turístico Inteligente Pato Branco nas dimensões Governança, Tecnologia, Experiência do Turista e Sustentabilidade
  • as Diretrizes de Planejamento para melhoria dos indicadores DTI
  • o Diagrama demonstrando a composição do Grupo de Trabalho Pato Branco DTI 

O Boletim DTU foi elaborado em sua primeira versão no início de Dezembro de 2022 e pode ser livremente compartilhado sendo mencionados os créditos. Ao identificar informações discrepantes ou novos dados, favor manter contato com a Divisão de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura Municipal para os devidos ajustes. 

Caderno Experiências Turísticas do Paraná

Em 2022, o SEBRAE-PR conduziu em Pato Branco a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência junto à iniciativa privada e operadores a fim de aprimorar o produto turístico tendo por base os fundamentos da economia da experiência.

Foram atendidos 15 empreendimentos com workshops e mentorias resultando em 08 produtos de experiência os quais figuram entre os 77 produtos do Caderno Experiências Turísticas do Paraná. As experiências patobranquenses são: 

  • Rota do Chá – Silica Shop
  • Terapias Brasileiras – Silica Spa
  • Häzbier Experience – Cervejaria Häzbier
  • Brunch Pato Branco – CupCake Shop Café
  • Infâncias de Pato – Chris Trattoria
  • Pato Branco Bike Tour – Quebra-Freio Bike Club
  • Pato Branco Tech Tour – NTI
  • Suíte Natalina – Hotel San Pietro

Edital BID/SEBRAE DTI

Boa notícia para o Turismo! Pato Branco foi selecionado na Primeira Fase no Edital do Programa Turismo Brasil Futuro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o SEBRAE.

O Programa visa a contemplar 10 destinos brasileiros – 2 por região – com a elaboração de instrumentos de planejamento estratégico e implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação de Destinos Turísticos Inteligentes totalizando R$ 5 milhões em ações.

Conforme afirmou a Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Turismo, Suzana Baggio, “na Primeira Fase, Pato Branco concorreu com outros destinos do Paraná onde seriam selecionados apenas 3 municípios: um de pequeno porte até 50 mil habitantes, um de médio porte até 100 mil habitantes, e um de grande porte acima de 100 mil habitantes, sendo selecionados Rio Negro, Pato Branco e Curitiba, respectivamente. É um grande reconhecimento do trabalho do empresariado local, com apoio das diversas instituições e agora com ações de gestão municipal de turismo coordenando a rede local”, enfatizou agradecendo os esforços conjuntos da Chefe de Divisão Cidades Inteligentes, Katia Bertol e o Presidente do COMTUR, Anery Junior Baggio os quais colaboraram no atendimento dos critérios para o Edital. A seleção ocorreu por meio de análise de cartas de proposição do destino elaboradas pelo Prefeito e pelo Presidente do COMTUR, além de análise do Índice SEBRAE de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL).

Na Segunda Fase que irá selecionar 2 destinos por região, além dos 3 candidatos do Paraná, estão no páreo da Região Sul outros 6 municípios sendo de pequeno porte: Bombinhas (SC), Gramado e Flores da Cunha (RS); médio porte: Indaial (SC); e grande porte: Tubarão (SC) e Bento Gonçalves (RS). Os critérios para a seleção envolvem novas cartas de proposição com o diagnóstico do destino, além de evidências documentais em termos de legislação e organização, selecionando preferencialmente destinos de diferentes portes. 

“O resultado do Edital é uma comprovação da maturidade de Pato Branco enquanto destino turístico em seu nível, porte e vocação. Todos os esforços dos empresários, instituições de apoio e poder público municipal têm demonstrado que estamos no caminho certo.” expressou o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Junior Baggio, salientando que a disputa será desafiadora haja vista haverem candidatos de peso e tradição no turismo. “Considerando os preceitos de um Destino Turístico Inteligente o que nos diferencia é justamente a existência em Pato Branco de um Polo de Inovação com empresas consolidadas e possibilidade de incentivo à tecnologia da informação voltada para o turismo, o que pode não ser uma realidade em muitos de nossos concorrentes. O que o BID/SEBRAE esperam neste edital é justamente transformar a realidade do destino turístico por meio de estratégias de inovação, e isso Pato Branco pode fazer com maestria”, completou.

A inscrição da Segunda Fase deve ser enviada até o dia 05 de fevereiro de 2023 com anúncio dos vencedores no mês de março.

Para verificar os resultados da Primeira Fase do Edital com os municípios selecionados por Região clique aqui.

Para acompanhar o Edital e seu andamento clique aqui